O profissional formado em Gestão de Energia está apto a trabalhar com as questões econômicas e gerenciais para as tomadas de decisão relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições. O curso o prepara para o perfil gestor, unindo os conhecimentos técnicos de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários. Para tanto, o currículo compreende áreas do conhecimento como gestão, tecnologia e seus sistemas e negócios.
Esse profissional lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética disponível, seja ela renovável ou não renovável. Avalia as necessidades de uma região ou setor e desenvolve projetos econômica e socialmente viáveis, sempre buscando soluções seguras e sustentáveis.
Coordena programas de contenção e uso racional da energia. Identifica tecnologias que minimizem o consumo de energia nos diferentes processos industriais. Cabe a esse profissional propor políticas públicas e privadas de uso racional de energia. No âmbito público, ele pesquisa e traça estratégias para o setor energético.
O profissional formado em Tecnologia em Gestão de Energia poderá trabalhar em instituições governamentais; empresas de geração, transmissão edistribuição de diferentes energéticos; centros de pesquisa em diferentes setores econômicos: agroindústrias, indústrias extrativas, siderúrgica, alimentícia, de transformação; setor comercial e de serviços; em atividades relacionadas a tecnologias de conversão energética; planejamento energético; alternativas energéticas; gestão de sistemas energéticos; economia e racionalização do uso da energia.